Autorizar consignatária

O que é ?

É a emissão pelo agente público de autorização de consignatária, consiste na declaração de ciência quanto ao interesse pelo empréstimo consignado.

Quem pode utilizar este serviço ?

ColaboraGov: Agentes Públicos

Canal de Atendimento

Etapas para realização deste serviço

  1. 1

    Realizar o login no SouGov.br por meio do aplicativo ou da versão web;

  2. 2

    No menu Autoatendimento, clicar em "Outras opções" e selecionar a opção "Consignação";

  3. 3

    Clicar em "Empréstimo Consignado";

  4. 4

    Clicar em "Autorizar Consignatário" e selecionar o tipo de consignação desejada;

  5. 5

    Escolher o Consignatário, clicar em "Autorizar" e após em "Confirmar".

Tempo de atendimento do serviço

0 dia(s)

Outras Informações

LEGISLAÇÃO RELACIONADA AO SERVIÇO:

  1. 1 . Decreto nº 8.690/2016

  2. 2 . Lei nº 14.509/2022

Observações

Os próprios servidores federais são responsáveis por gerar a autorização de consignatária para a realização de contrato de empréstimo consignado ou emissão do cartão de crédito consignado junto aos bancos.

Para operações de cartão de crédito consignado, somente será admitida a autorização e contratação de um único consignatário, independente de eventual saldo de margem consignável.

A autorização terá prazo indeterminado, permitindo que o consignatário escolhido consulte sua margem consignável e inclua novas consignações facultativas para amortização de despesas contraídas e de saques realizados por meio de cartão de crédito, mediante contratação do cartão de crédito.

No caso do empréstimo consignado, a autorização gerada para a consignatária selecionada será válida por 30 dias. O documento permitirá neste período que o banco consulte a sua margem consignável e inclua eventuais novas consignações facultativas.

Dessa forma, o servidor poderá adquirir empréstimo no mesmo banco ou em diferentes bancos, desde que tenha margem livre.

Caso possua mais de um vínculo, selecione o campo Orgão – Uorg – Matrícula e altere o vínculo para complementar a consulta.

Em caso de dúvidas e outras informações, procure a Central de Atendimento de Pessoal – CAPE, cape.dgp@gestao.gov.br, informando o seu nome completo e CPF.